Graça é Deus nos chamando novamente... 

"E chamou o SENHOR a Adão e disse-lhe: Onde estás?" (Gn 3.9)

O capítulo 3 de Gênesis apresenta uma mudança brusca na história da humanidade.
Nos primeiros capítulos de Gênesis, vemos Deus criando o Universo, instituindo a primeira família e abençoando a humanidade. No Jardim do Éden, Adão e Eva viviam com Deus uma comunhão perfeita. Em todo entardecer, Deus se encontrava com Adão e Eva e conversava com eles.
Mas no capítulo 3, a história muda: Adão e Eva escolhem desobedecer a Deus. Pela primeira vez, o homem peca e, imediatamente, as coisas tomam um rumo diferente. Agora o homem não é mais um ser perfeito e inocente. Agora ele sente vergonha, constrangimento (sentimentos típicos produzidos pelo pecado).
O homem havia desobedecido a Deus; havia quebrado a sua aliança com Ele; havia traído e ofendido o Criador.
O homem havia pecado e agora o que lhe restava era a sentença de morte ( física, espiritual e eterna).
O homem, que antes se alegrava na companhia de Deus, agora ao ouvir a voz do Senhor, ele se esconde com vergonha, com medo, tomado pelo sentimento de culpa.
Mas encontramos algo extraordinário em Gn 3.9: "E chamou Deus a Adão...". Sim! Deus já sabia que Adão e Eva haviam pecado. Deus já sabia que eles haviam quebrado a aliança que fizeram com Ele. Mas mesmo assim, mesmo traído, mesmo ofendido, Deus deu o primeiro passo para reconciliar-se novamente com o homem.
Isso tem um nome: GRAÇA!
GRAÇA é aquilo que o mundo não conhece. Graça é o poder, a presença e o favor de Deus em nossas vidas. É Deus nos dando o que não merecemos receber.
Quando o homem não merecia o cuidado de Deus; quando o homem merecia ser abandonado, o Senhor o chamou pelo seu nome e lhe deu a oportunidade de ter novamente comunhão com Ele.
Algumas pessoas acreditam que a Bíblia é o registro da busca humana por Deus; mas trata-se exatamente do oposto: a Bíblia registra a busca de Deus pelo homem:
"Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o que se havia perdido" (Lc 19.10)
Graça é Deus chamar o homem novamente.
É o Bom Pastor sair do aprisco para buscar a ovelha que se perdeu.
É o Pai correr ao encontro do filho pródigo para abraçá-lo, perdoá-lo e restaurar a comunhão.
Graça é Deus vir a este mundo como homem para assumir o nosso castigo, morrer no nosso lugar e nos dar a vida eterna.
Graça é estarmos em Cristo, andarmos com Ele e vivermos para Ele.
Se você tem sede da GRAÇA, saiba que em Cristo ela é superabundante!