Porque Deus é Santo

"... porque eu sou santo..." (1 Pe 1.16)


Falar de santidade não é tão simples e torna-se ainda mais difícil quando exercemos essa tarefa em uma socidade cujos valores estão invertidos.
Denunciar o pecado hoje é muito mais difícil do que era há alguns anos. Cobrar a decência é ficar sujeito a muitas pedradas. Levantar-se contra a imoralidade é ser rotulado como religioso. Religioso? Mas quem é o religioso?
O religioso não é o cristão fervoroso. O religioso é o que se diz cristão, mas não se santifica, que frequenta uma igreja (ou é adepto de uma religião), mas ainda não abandonou o pecado.
Falar a verdade é estar a mercê de críticas, como: "Você não pode me julgar!"
Sim, não posso. Nunca serei capaz de julgar ninguém. Mas a Palavra de Deus pode! E ela nos exorta constantemente a abandonarmos o pecado e a vivermos separados para Deus.
Mas esse abandono de pecado deve ter uma motivação maior: a de ter o caráter de Cristo.
O Senhor nos diz que a principal razão pela qual devemos nos santificar é porque Ele é santo.
"Por que eu tenho que abandonar o pecado?"
Porque não há pecado naquele que nos chamou.
"Por que preciso renunciar a mentira?" Porque Aquele que nos escolheu é a própria verdade.
Mas isso é difícil, porque temos um inimigo que anda constantemente ao nosso derredor. Temos também uma inimiga cruel que não está ao nosso derredor, mas está dentro de nós: a natureza humana pecaminosa, a carne, que respira pelo iniquidade.
No entanto, dentro de nós, salvos pela Graça, há uma nova natureza: a espiritual. E sabe quem habita em nós? Sim! O Espírito Santo! Ele nos ajuda em TUDO, inclusive na santificação. Ele nos transforma progressivamente consforme a imagem e semelhança de Cristo à medida que obedecemos a Palavra de Deus.
Você não está conseguindo vencer o pecado? Não fique assustado. Eu também não consegui vencê-lo. Mas eu conheço alguém que fez isso por nós: JESUS!
E eu te convido a estar verdadeiramente nEle, porque é só assim que o pecado não dominará a sua vida. É estando debaixo da Graça que você não será mais escravo dos vícios, da imoralidade e de tudo aquilo que é abominável aos olhos de Deus.
Não tenha medo! Achegue-se a Deus, mas faça isso através do sangue de Jesus! Porque Deus nos ama, mas Seu amor é santo. Deus nos quer para si, mas Ele não vai ignorar o nosso pecado. Quer uma prova? Olhe para Cruz de Cristo.